segunda-feira, 17 de março de 2014

Cantinho - O espaço do seu enteado na sua casa.



Cantinho – O espaço de seu enteado na sua casa.

O cantinho da minha enteada em casa é um dos lugares mais importantes pra mim, assim que mudamos foi o primeiro cômodo que pintamos e decoramos.
Ela sempre teve sua cama, seus brinquedos (uns vão e vem da casa da mãe, uns ela deixa sempre aqui) fotos da mãe, dos avós, do Foo Fighteres (ela adora). Quando ela quis mudar a cor de uma das paredes do quarto, pintou junto com o pai.  Esse tipo de vivência é muito saudável, um momento mágico de um dia que ela vai lembrar pra sempre.
Mesmo que a criança que só venha de 15 em 15 dias, eu acho muito importante que ela tenha alguma coisa dela na casa do pai, um cantinho que ela saiba que ali estão as coisas dela.  “Ali é meu espaço físico na casa do meu pai”. Isso reforça o quanto ela é importante para ele e que seu espaço na vida dele depois da separação existe e é respeitado.
Esse espaço, seja ele um quarto super decorado ou um cantinho num armário, dá para a criança segurança, intimidade e participação ativa na vida do pai.
Pra mim, uma boadrasta verdadeira preza que seu parceiro seja um bom pai e ajuda ele no que for preciso para que isso aconteça. Dentre as coisas que você pode fazer para ajudar seu amado, uma delas é cuidar para que seu enteado tenha o espaço dele na sua casa, isso é essencial para que essa relação siga segura.
Beijo e até semana que vem.

Um comentário:

Unknown disse...

Acho que isso é super bacana a criança ter um espacinho só dela e queria só lembrar que nem sempre tem um quarto inteiro a disposição da criança, talvez tenha um bebê novo na casa ou mesmo um ou dois irmãos postiços morando lá que vieram de um primeiro relacionamento da madrasta, acho que nesses casos a criança tem que ter um cantinho, um espaço realmente só dela pra que ela não se sinta visita toda vez que for a casa do pai, pode ser uma parte do armário só dela, um móvel, um jogo de toalhas gravado com o seu nome, assim como coisas misturadas também como brinquedos, tipo uma caixa com jogos que todos podem acessar
outra coisa que acho bacana é a criança sentir que a casa do pai é a casa dela também, uma amiga me contou que a filha dela (14 anos) foi advertida pela madrasta porque abriu a geladeira sem pedir...
Ora, nenhuma criança se sentirá em casa se não puder pegar um copo de água sem "pedir licença" !(devidas proporções claro, respeitando os combinados)
é isso